Formação
Iniciou a sua actividade como amador no Grupo Sociedade Guilherme Cossoul em finais da década de 50. Frequentou o Conservatório Nacional.
Início de Carreira
Estreou-se como profissional no início dos anos 60 pela mão de Amélia Rey Colaço.
Teatro
Participou em dois projectos teatrais dos anos 60: Teatro Experimental do Porto (TEP) e Teatro Moderno de Lisboa. Integrou o elenco das seguintes companhias: Teatro Estúdio de Lisboa, Os Bonecreiros, Companhia de Teatro de Almada, Grupo 4, Teatro da Malaposta, Novo Grupo. Trabalhou em inúmeros espectáculos das companhias de Raul Solnado e Vasco Morgado. Em 1975 foi, com Fernando Gusmão e Augusto Sobral, um dos fundadores do Teatro Proposta.
Ao longo de mais de 40 anos de carreira trabalhou com os seguintes encenadores: Ribeirinho, Fernando Gusmão, João Lourenço, Rui Mendes, Rogério Paulo, Luzia Maria Martins, Paulo Renato, Jacinto Ramos, Varela Silva, Joaquim Benite, Mário Barradas, Mário Jacques, José Peixoto, Fernando Heitor, Antonino Solmer, José Martins, João Guedes, António Pedro, Fernanda Alves e Ruggero Jacobi.
Cinema
Participou em inúmeros filmes com destaque para Fuga (realiz. Luís Filipe Rocha) e Ruínas do Interior (realiz. Sá Caetano).
Televisão
Participou como actor em diversas peças de televisão, séries e telenovelas, com relevo para Ricardina e Marta, Ballet Rose, Jardins Proibidos, Filha do Mar, Tudo por Amor, Amanhecer e A Baía das Mulheres.
Prémios
Globo de Ouro 2003 para Melhor Actor de Teatro na peça Copenhaga de Michael Frayn (enc. João Lourenço).
Jorge Gonçalves - Horst Ehmke
Formação Formação de actor pela Escola Superior de Teatro e Cinema (1982);