Formação
Formação de actor pela Escola Superior de Teatro e Cinema (1982); Workshop Sobre o Método: The Actor's Studio, com Mareia Haufrecht, Estudos Gerais da Arrábida (1995), Universidade Autónoma de Lisboa (1999). Actualmente aguarda a discussão da tese de Mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Teatro
Inicia a sua actividade como actor em n'A Barraca conta Tiradentes (ene. Augusto Boal, 1977). No mesmo ano, a convite de João Mota, ingressa na Comuna - Teatro de Pesquisa. De entre outros espectáculos, participou em: A Mãe (1977) e Homem Morto, Homem Posto (1978) de Brecht, 0 Dragão de E. Schwarz, todos com direcção e encenação de João Mota. Em 1982, é co-fundador do Novo Grupo do Teatro Aberto. De entre outros espectáculos, participou como actor em O Suicidário (1983), de Nicolai Erdman, A Boa Pessoa de Setzuan (1984), Mãe Coragem e Seus Filhos de Brecht (1986) (em co-produção com o Teatro Nacional, D. Maria II), O Jardim das Cerejas de A Tchékov (1987), A Rua de Jim Cartwright (1988), Romeu e Julieta de W. Shakespeare (1988), todos com encenação de João Lourenço.
Representou ainda originais de autores portugueses: A Segunda Vida de Francisco Assis de José Saramago (1987), Marmita de Papin de Clara Pinto Correia (1989) e A Nave Adormecida de Fernando Dacosta (1988), no Teatro Aberto e Haja Harmonia de Mário de Carvalho (1997), no Teatro da Malaposta.
Cinema
Fim de Estação, (realiz. Jaime Silva,1982), Havanera (realiz.Toni Verda-guer, 1992), Muggins de Jim Broadbent - BBC (1997).
Televisão
Integrou os elencos de diversas novelas, séries e programas televisivos, com destaque para Os Pós de Bem Querer de António Torrado (1991), eA Hora da Liberdade (1999), documento televisivo comemorativo dos 25 anos do 25 de Abril de 1974.
Outras Experiências
Como professor e formador, aplica os métodos e as técnicas teatrais no sentido da mudança comportamental e o desenvolvimento pessoal. Em 1994, a convite da Escola Psico-Social e juntamente com o Theatre du RI, coordenou um grupo de jovens em Paris. O workshop culmina com a apresentação pública de um sketch no Fórum Picoas, em Lisboa, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção da Toxicodependência. Em 2000, coordena, dirige e encena uma apresentação colectiva desenvolvida por enfermeiras/os da Associação de Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses que teve lugar na Culturgest, no âmbito do X Congresso Nacional de Enfermeiras do Bloco Operatório. Em 2001, a convite do Grupo de Artes e Comédias do Banco de Portugal, desenvolve um Workshop Teatro Edifício Portugal; em 2002, encena O Urso, O Pedido de Casamento, O Aniversário do Banco, de A. Tchekov.
Melim Teixeira - Hans-Dietrich Genscher
Formação Curso de Formação de Actores, no Grupo Cénico da Associação Académica da Faculdade de